100 anos de Celso Furtado: Roda Viva exibe programa especial neste domingo

100 anos de Celso Furtado
Roda Viva exibe edição especial pelos 100 anos de Celso Furtado (Reprodução: TV Cultura)

Para comemorar os 100 anos de Celso Furtado, a TV Cultura exibe uma edição especial do programa com a participação de Furtado, que em sua vida política foi ministro em dois governos e escreveu mais de 30 livros.

Nestedomingo (26/7), a TV Cultura presta tributo a um dos mais importantes intelectuais brasileiros: o economista Celso Furtado. Ex-ministro de dois governos, embaixador e autor de mais de 30 livros, ele completaria 100 anos em 26 de julho de 2020. Para homenageá-lo, a emissora exibe uma edição especial do Roda Viva realizado em 1987 com Furtado. Vai ao ar​ na TV Cultura à 0h, de domingo para segunda-feira, e também no canal do YouTube e Facebook da emissora, no sábado (25/7), às 19h.

Leia também: TV Cultura anuncia os 24 participantes do reality de Jarbas Homem de Mello

Autor do clássico Formação Econômica do Brasil, de 1959, Celso Furtado comandava o Ministério da Cultura quando foi entrevistado no Roda Viva. O programa marcante foi mediado pelo então apresentador Rodolpho Gamberini e contou com participação, na bancada, da atriz Irene Ravache; do diretor teatral José Celso Martinez, o Zé Celso; do produtor cultural Fernando Bicudo; do empresário José Mindlin; do arquiteto Jorge Wilheim; e dos jornalistas Milton Coelho da GraçaEtevaldo DiasMarco Antônio LacerdaMatinas Suzuki Jr. Marcos Augusto Gonçalves.

Sobre Celso Furtado

Nascido na Paraíba, Furtado estudou na França e na Inglaterra na década de 1940. Em 1959, no governo de Juscelino Kubitschek, foi o criador da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste). Pouco depois, na gestão de João Goulart, tornou-se ministro do Planejamento. Com o golpe de 1964, foi cassado e partiu para o exílio no Chile e, depois, nos Estados Unidos, onde se dedicou a pesquisas na Universidade de Yale.

Após a redemocratização, em 1985, Celso Furtado foi nomeado embaixador do Brasil junto à Comunidade Econômica Europeia, em Bruxelas. No ano seguinte, foi convidado pelo presidente José Sarney para assumir o cargo de ministro da Cultura, função em que atuou por dois anos e meio. Eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1997, Furtado faleceu em novembro de 2004, vítima de parada cardíaca, em sua casa, no Rio de Janeiro.

Jônatas Leifert

Jônatas Leifert é jornalista - (MTB 0006712/BA), fundador e Editor-Chefe do site Hora Top TV. Apaixonado pela comunicação em suas diversas mídias, é pós-graduando em Marketing e Redes Sociais. Já teve passagens pelos sites Manchetes&Cia, Área Vip, OCanal, TVE Bahia, Rádio Conexão Salvador e Desenbahia. Atualmente, é embaixador do Prêmio Jovem Brasileiro. Twitter e Instagram: @JonatasLeifert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *