Justiça manda apagar vídeo com deepfake de Bolsonaro pedindo voto para Marçal

Justiça manda apagar vídeo com deepfake de Bolsonaro pedindo voto para Marçal
Justiça manda apagar vídeo com deepfake de Bolsonaro pedindo voto para Marçal (Foto: Reprodução)

A Justiça mandou apagar um vídeo com deepfake de Bolsonaro pedindo voto para Marçal, publicado nas redes sociais. O juiz da 2ª Zona Eleitoral, Rodrigo Marzola Colombini, responsável pela propaganda na capital, confirmou a liminar que determinava a remoção do vídeo hospedado no aplicativo TikTok.

Criado por uma tecnologia bastante conhecida nas eleições de 2022, por modificar vozes e rostos, o vídeo em questão trazia uma suposta mensagem do ex-presidente, Jair Bolsonaro, ao candidato Pablo Marçal, do PRTB. Em sua decisão, o magistrado considerou que foi utilizada inteligência artificial não rotulada para criar o conteúdo, o que é proibido.

Hayley Kiyoko encanta fãs na Bienal do Livro de São Paulo com seu livro LGBTQIA+

“Não precisa qualquer esforço intelectual para perceber que o vídeo impugnado é objeto de inteligência artificial não rotulada, como também de flagrante manipulação digital de áudio e vídeo envolvendo a pessoa do ex-presidente Jair Bolsonaro, que no vídeo expressa apoio e pede o voto ao candidato Pablo Marçal.”

anuncio site, redes sociais

A representação foi apresentada pelo prefeito Ricardo Nunes, que disputa a reeleição pela coligação Caminho Seguro para São Paulo (PP, MDB, PL, PSD, Republicanos, Solidariedade, Podemos, Avante, PRD, Agir, Mobiliza e União Brasil). O prefeito é apoiado oficialmente pelo ex-presidente Bolsonaro, cujo partido, o PL, integra a coligação de Nunes.

TSE afirma que voto não vai servir como prova de vida para o INSS

O juiz eleitoral também multou em R$ 5.000 a pessoa responsável pela publicação do vídeo por “divulgação de desinformação e deepfake”. O perfil foi identificado por meio de informações fornecidas pelo TikTok, Google e Vivo — a pessoa responsável pelo perfil nega ter sido a autora da postagem. Cabe recurso da decisão.

Ramon Santos

Apaixonado pela comunicação e esporte, comunicador (DRT 0007310/BA), Editor-Executivo do Hora Top TV. Baiano, sou Designer Gráfico, DJ e Produtor Cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *