SBT perde os direitos de Chaves após 36 anos
Principal audiência da emissora, o SBT perdeu os direitos de exibição de Chaves, após 36 anos na emissora. Programa mexicano mais famoso do Brasil, Chaves foi exibido pela última vez no SBT nesta sexta-feira (31).
O SBT foi pego de surpresa com a mudança contratual entre a Televisa e o Grupo Chespirito, empresa detentora dos direitos pela obra escrita por Roberto Gómez Bolaños, falecido em 2014.
Segundo comunicado enviado a redação do Hora Top TV&Novela, a emissora de Silvio Santos só soube que perderia os direitos de Chaves, na última quarta-feira (29), coincidentemente no mesmo dia a emissora voltou a exibir o seriado nas tardes do canal.
Leia também: Michelle Bolsonaro testa positivo para Covid-19
Considerado amuleto de audiência da emissora, Chaves estava no SBT há 36 anos, e era responsável por triplicar o ibope do horário que era exibido. Segundo o SBT, a saída do seriado se deve a um desentendimento entre a Televisa e a empresa detentora dos direitos.
Ainda há possibilidades de renovação entre as partes, o que verbalmente havia sido confirmado. No entanto, a negativa em relação ao acordo com o grupo detentor de direitos intelectuais sobre as histórias, chegou a apenas poucos dias do fim do contrato.
Emissora lamenta saída de Chaves
Em comunicado, o SBT, lamenta a decisão, principalmente em respeito ao seu público, que acompanha fielmente os seriados há tantos anos na emissora. [Confira o comunicado na íntegra]
A partir deste sábado, 01 de agosto, o SBT deixará de exibir o seriado Chaves. A informação chegou à emissora nesta última quarta-feira (29/07), por notificação da Televisa, emissora mexicana detentora dos direitos da obra produzida, na qual informa que a suspensão é devida a um problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos das histórias. A exibição dos seriados Chaves, Chapolin e Chespirito estaria garantida até 31/07/2020, com possibilidade de renovação entre as partes, o que verbalmente havia sido confirmado. No entanto, a negativa em relação ao acordo com o grupo detentor de direitos intelectuais sobre as histórias, chegou a apenas poucos dias do fim do contrato. O SBT lamenta a decisão, principalmente em respeito ao seu público, que acompanha fielmente os seriados há tantos anos na emissora. A emissora continua na torcida para um acordo entre as duas empresas mexicanas o mais rápido possível e, se isto acontecer, teremos o prazer de informar aos fãs de Chaves, Chapolin e Chespirito, imediatamente.