Eleições 2022: Lula é eleito presidente do Brasil
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Inácio Lula da Silva está eleito presidente do Brasil. Com a nova vitória, o petista se torna chefe do executivo pela terceira vez.
Lula disputou o segundo turno com Jair Messias Bolsonaro, que se elegeu pela primeira vez nas eleições de 2018. Bolsonaro foi um dos principais algozes de Lula durante todo o seu governo.
A vitória de Lula foi confirmada pelo TSE, às 19h57, quando já tinha 98,81% das urnas apuradas. Lula fechou a eleição com mais de 60 milhões de votos, 50,90%. Jair Bolsonaro teve mais de 58 milhões de votos, 49,10%.
Deborah faz música e provoca Deolane em A Fazenda 14: ‘Mulher bafão’
A vitória de Lula, se deve ao empenho de campanha, e aos aliados, entre eles o deputado federal André Janones, responsável por estratégias nas redes sociais, seu Vice-presidente Geraldo Alckmin, Simone Tebet, que também concorreu ao cargo de presidente, Marina Silva, deputada eleita por São Paulo e Gleisi Hoffmann, presidente nacional do Partido dos Trabalhadores.
Primeiro mandato
Nas eleições de 2002, Lula foi eleito em segundo turno, com 61,27% dos votos apurados. No pleito, o petista disputou com José Serra, que teve apenas 38,73% dos votos válidos, na corrida eleitoral daquele ano.
Segundo mandato
O segundo mandato do petista, em nas eleições de 2006, o petista teve 58,1 milhões de votos, somando 60,8% do total dos votos. Na ocasião, Geraldo Alckmin recebeu 37,4 milhões de votos, um percentual de 39,2% dos votos. Os votos nulos foram de 23,8 milhões. Somados aos votos Brancos e nulos, totalizam 25%, um total de ¼ do eleitorado do ano.
Vaza nude de Matheus Sampaio após criar perfil em site adulto
Biografia do presidente
Luiz Inácio Lula da Silva, é natural de Garanhuns, interior do Pernambuco, e nasceu em 27 de outubro de 1945. Sétimo filho de uma família de oito irmãos, Lula teve cinco filhos, frutos do casamento com Marisa Letícia (1950-2017), com quem se casou em 1974.
Atualmente, o novo chefe do executivo é casado com a socióloga Janja Lula da Silva, com quem se casou em maio de 2022. Janja teve grande papel na campanha de Lula à presidência da república.
Foi em dezembro de 1954, que os pais de Lula, Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Mello, migraram com a família para Vicente de Carvalho, no litoral de São Paulo, numa viagem que durou 13 dias, dentro de um caminhão de ‘pau de arara’.
Foi alfabetizado no Grupo Escolar Marcílio Dias. Em 1956, a família mudou-se para São Paulo, passando a morar num único cômodo, nos fundos de um bar, no bairro de Ipiranga. Aos 12 anos de idade, Lula conseguiu seu primeiro emprego numa tinturaria. Também foi engraxate e office-boy.
Aos 14 anos, Lula começou a trabalhar nos Armazéns Gerais Columbia, onde teve sua carteira assinada. Logo depois trabalhou numa fábrica de parafusos, e teve uma vaga no curso de torneiro mecânico. O golpe militar de 1964, levou Lula a mudar de emprego, quando foi trabalhar como metalúrgico, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.