Exclusivo: Zé Felipe vence processo de acusação de plágio no hit “Toma Toma Vapo Vapo”

Exclusivo: Zé Felipe vence processo de acusação de plágio no hit "Toma Toma Vapo Vapo"
Exclusivo: Zé Felipe vence processo de acusação de plágio no hit “Toma Toma Vapo Vapo” (Foto: Reprodução/Instagram)

Zé Felipe saiu vitorioso em um processo de acusação de plágio.

A Justiça de São Paulo julgou improcedente a ação do compositor musical Carlinhos Mutuca movida contra o cantor.

A decisão publicada na tarde desta sexta-feira (28/7), é assinada pela juíza Simone Rodrigues Valle, da 4ª Vara Cível da Comarca de Bragança Paulista. Cabe recurso.

Um laudo pericial apresentado no processo concluiu que não há plágio entre as obras “Vip Vap”, do autor da ação, e a obra gravada por Zé Felipe “Toma Toma Vapo Vapo”.

Em sua contestação, o filho do sertanejo Leonardo afirmou que, em novembro de 2021, recebeu a autorização de Shylton Fernandes (que já compôs outros hits), e da compositora e cantora MC Danny, para realizar a gravação do fonograma intitulado “Toma Toma Vapo Vapo”.

Ele sustentou que na comparação das duas canções era possível perceber claramente que não há que se falar em plágio, “uma vez que não há qualquer cópia, fiel ou parcial de acordes, melodia, ou mesmo letra ou caráter ou formas de expressão da obra do autor”.

Na sentença, a magistrada pontuou que apesar das impugnações apresentadas pelo autor da ação, a conclusão do laudo pericial se deu após minucioso estudo das composições musicais, segundo a decisão, que “analisou, não só as letras das músicas, mas as harmonias e melodias das canções”.

“Desta forma, as análises do perito devem ser empregadas como prova inconteste para o afastamento do pedido inicial”, afirmou a juíza.

A Justiça concluiu que não sendo caso de plágio, estariam ausentes os requisitos para a responsabilização dos requeridos.

No processo, o autor pedia uma indenização de R$ 30 mil por danos morais.

O músico ainda pode recorrer.

O hit de Zé Felipe, lançado em novembro de 2021 com MC Danny, já alcançou 255 milhões de visualizações no YouTube.

Peterson Renato

Comenta sobre esportes, entretenimento, celebridades e televisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *