Ainda há muito preconceito relacionado à cultura Geek, avalia Alysson Silva, criador da CosGeekFortal
JL: Como surgiu o seu interesse pela cultura Geek?
Foi através dos animes que passavam na TV Globinho.
Você é criador do CosGeekFortal, de onde surgiu a ideia de criar esse espaço em Fortaleza e como foi o processo de criação?
Minha ideia inicial era montar um pequeno grupo da Akatsuki, com os 11 membros, e irmos ao Sana, mas o sucesso foi tão grande que acabamos criando outros grupos, e hoje temos mais de 200 integrantes cosplayers.
Você costuma frequentar feiras Geeks? Como percebe a importância desses eventos para a comunidade, em especial no Nordeste?
Não frequento muitas feiras. Às vezes encontro lojinhas nos eventos.
Nos últimos anos, os eventos de cosplay têm ganhado mais espaço, principalmente nas capitais, a exemplo do Bon Odori. Como você avalia a aceitação dessa cultura no Brasil?
Ainda há muito preconceito relacionado à cultura Geek, mas aos poucos estamos ganhando espaço.
Entre os fandoms, o de Naruto é considerado um dos maiores e mais antigos do mundo. Quais personagens você acredita que têm maior aceitação e são mais homenageados nas feiras de cosplay que você frequenta?
Naruto, Kakashi e Madara são os mais famosos, pelo que vejo.
É muito comum chamar a atenção ao sair na rua de cosplay. Qual a situação mais engraçada ou embaraçosa que você já viveu ou presenciou?
Não faço cosplay em si, portanto não vivenciei algo do tipo. Escuto apenas relatos de outros cosplayers que andam de ônibus, por exemplo.
Ao longo da vida, você já deve ter feito cosplay de alguns personagens. Você lembra qual foi o primeiro?
Até o momento, só fiz o Trafalgar Law (One Piece).
Qual personagem você acha mais especial e por qual motivo?
Meu personagem favorito sempre será o Naruto, por diversos motivos e por ter marcado minha infância, junto com o Goku.
O que você acredita que as feiras Geek oferecem de mais valioso para os participantes, tanto para quem está começando quanto para cosplayers experientes?
Se forem eventos, acredito que ajudam bastante esse público, pois lá eles podem ser mais “livres”.
A CosGeekFortal está realizando o primeiro Halloween. Como você enxerga essa data para a comunidade gamer?
Será nosso primeiro grande evento, e estou muito ansioso. Para a comunidade gamer, teremos diversos videogames, fliperamas e Just Dance para os amantes de jogos.
Está sendo muito aguardado o Halloween aí em Fortaleza. O que os participantes podem esperar desse evento?
Será um evento bacana. Tentamos colocar o máximo possível de atrações geeks, de acordo com nossa verba. Terão atrações para todos os gostos, exceto cantores.
Olhando o cenário geek e cosplay, como você vê o futuro desse segmento daqui a 10 anos?
Esse segmento está em ascensão em Fortaleza. O próprio Sana segue quebrando recordes aqui. Acredito que crescerá bastante, nos próximos anos.
Para finalizar, quero agradecer sua disponibilidade e deixar o espaço para você deixar um recado para os fãs da cultura geek.
Não tenham vergonha dos seus hobbies.