Ainda Estou Aqui leva Brasil para a shortlist do Oscar 2025
Pela primeira vez em mais de 15 anos, o Brasil avança na corrida pelo Oscar de Melhor Filme Internacional. Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, estrelado por Fernanda Torres, Selton Mello e com participação especial de Fernanda Montenegro, foi pré-selecionado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nesta terça-feira (17/12) para a shortlist da categoria, com 15 filmes escolhidos, algo que não ocorria desde a 80ª edição da premiação, realizada em 2008, com O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias.
A obra foi selecionado entre uma longa relação de 88 filmes, e a escolha dos cinco finalistas será anunciada no dia 17 de janeiro de 2025. Além do Brasil, Canadá, República Tcheca, Dinamarca, França, Alemanha, Islândia, Irlanda, Itália, Letônia, Noruega, Palestina, Senegal, Tailândia e Reino Unido seguem vivos pelo prêmio de Melhor Filme Internacional.
Categorias como Melhor Atriz não são anunciadas na lista preliminar, por isso ainda não é possível saber se Torres segue na disputa. “Essa é uma escada longa, cada degrau que a gente sobe é um milagre que não se repete, e, cada etapa, um alívio quando a gente passa. Este é um ano muito difícil, com filmes muito bons, e só de estar na shortlist já é uma grande coisa”, comemora ela, em comunicado enviado à imprensa.
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva sobre a história de sua própria família, Ainda Estou Aqui foi indicado pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (ABCAA) para representar o país na categoria de Melhor Filme Internacional na disputa da principal premiação de cinema do mundo.
Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui são indicados ao Globo de Ouro
Depois de se tornar o filme brasileiro de maior bilheteria pós-pandemia da Covid-19, Ainda Estou Aqui é o único título nacional entre as dez maiores bilheterias do ano, na quinta posição, e já fez mais de 2,7 milhões de ingressos vendidos em pouco mais de um mês de lançamento.
Vale destacar, que no último domingo (15/12), o longa recebeu o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no New Mexico Critics Awards 2024. A trama também foi indicado na categoria Melhor Filme Internacional para o Satellite Awards, premiação concedida pela Academia Internacional de Imprensa e Fernanda Torres concorre na categoria Melhor Atriz em Filme de Drama. Na semana passada, Ainda Estou Aqui também foi selecionado na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Critics’ Choice Awards 2025.
No Globo de Ouro, concorre a Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Torres disputa o prêmio na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama. A atriz, que já havia sido premiada como Melhor Atriz no Critics’ Choice Association Celebration of Latino Cinema and TV e ficou em segundo lugar na categoria de Melhor Atuação na premiação da prestigiada Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles, ao lado de Demi Moore. Escolhido como um dos cinco Melhores Filmes Internacionais, segundo o National Board of Review, uma das mais importantes associações de críticas dos Estados Unidos, sediada em Nova York, esta é a quinta vez em que Salles entra para a lista da associação; venceu com Central do Brasil, em 1998 e esteve na lista dos Top 5 com os filmes Diários de Motocicleta, Abril Despedaçado e Na Estrada.
O Oscar 2025 acontece no dia 2 de março. No Brasil, o evento será transmitido pela Max e pela TNT.
Confira, abaixo, o trailer de Ainda Estou Aqui: