O que John Lennon e Yoko Ono têm a ver com Então é Natal, hit de Simone?

O que John Lennon e Yoko Ono têm a ver com Então é Natal, hit de Simone? (Foto: Divulgação)
O que John Lennon e Yoko Ono têm a ver com Então é Natal, hit de Simone? (Foto: Divulgação)

O clássico Então é Natal, hit de Simone, que marca presença em todos os comerciais, lojas e rádios do país há quase 30 anos. Mas você sabia que música original, initulada Happy XMax (War Is Over), foi escrita por John Lennon (1940-1980) e Yoko Ono?.

O cantor e compositor escreveu como uma canção de protesto contra a guerra do Vietnã em 1971. O refrão cita lugares já detonados por bombas nucleares, como Hiroshima e Nagasaki. Na época, o músico tinha recém lançado seu maior sucesso solo, Imagine, e estava empenhado no ativismo pela paz.

A adaptação para o português é de Claudio Rabello, e mantém a essência da composição original, que fala sobre o espírito natalino e a busca por um mundo melhor.

Simone lançou o primeiro disco exclusivamente natalino no Brasil no dia 25 de Dezembro de 1995. O álbum com 11 faixas natalinas foi um dos seus maiores sucessos de vendas, vendeu 1,5 milhão de cópias e inclui músicas como Jesus Cristo, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos (1941-2022), Sino de Belém e uma versão de Boas Festas com parceria de Timbalada.

Madonna provoca a Igreja Católica ao publicar fotos gerada por IA ao lado do Papa Francisco

Agora, em tempos de streaming, a música mantém em alta, com cerca de 5 milhões de execuções no Spotify. No perfil oficial da cantora no YouTube, ele tem 1 milhão de execuções.

Contudo, o êxito de Então é Natal não poupou Simone de virar meme. “Eu sofri bullying com Então é Natal”, revelou a artista em 2020 no Conversa com Bial, da Globo. “A música tocou tanto que uma geração que não me conhecia, não conhecia a minha história, foi influenciada por pessoas que não queriam que acontecesse essa coisa boa que aconteceu comigo, porque há pessoas que têm raiva do sucesso do outro”, acrescentou, na ocasião.

Por mais que tenha explodido em sucesso, ela destacou, que na época em que gravou 25 de Dezembro, alguns amigos a criticaram. “Fiquei indignada. Qual é o problema de eu cantar o que eu quiser? Preconceito? O que é isso?”, questionou.

Simone também reforçou que não se arrepende do trabalho. “Tenho imenso orgulho em ter realizado o disco de Natal, data do meu aniversário. Se perceber que as críticas são depreciativas, não dou atenção”, declarou.

Ouça, abaixo, Então é Natal de Simone:

Douglas Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *