Papa Leão XIV manifesta apoio e pede paz para jornalistas (Foto: Reprodução)
Em seu primeiro encontro oficial com a imprensa internacional, nesta segunda-feira (12), no Vaticano, o Papa Leão XIV fez um apelo em defesa da liberdade de imprensa e pediu a libertação de jornalistas detidos em todo o mundo por exercerem suas profissões com compromisso com a verdade.
“Permitam-me reiterar a solidariedade da Igreja com os jornalistas presos por buscar e contar a verdade, e pedir sua libertação.”
Liberdade de imprensa e paz na comunicação
Diante do cenário preocupante para a comunidade jornalística, dados da ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) apontam que, em 1º de dezembro de 2024, havia quase 550 jornalistas presos e outros 55 sequestrados no mundo. Leão XIV ressaltou que, em tempos marcados por guerras, desigualdade social e manipulação da informação, o jornalismo precisa “assumir o papel de escutar e dar voz aos que não têm voz”
O pontífice também abordou as novas tecnologias, pedindo discernimento no emprego da inteligência artificial em benefício da sociedade.
Ele abençoou os jornalistas presentes e os cumprimentou pessoalmente ao final do encontro.
“A paz começa com cada um de nós, com a forma como olhamos para os outros, ouvimos os outros e falamos sobre os outros. Nesse sentido, a maneira como nos comunicamos é de importância fundamental. Precisamos dizer não à guerra de palavras, de imagens.”
Papa Leão XIV com representantes da imprensa na Sala Paulo VI, no Vaticano. (Reprodução/Maria Grazia Picciarella/SOPA Images/LightRocket via Getty Images)
Quem é o novo Papa e sua primeira viagem internacional
O Vaticano anunciou na quinta-feira (8 de maio) a eleição do cardeal Robert Francis Prevost como novo líder da Igreja Católica, sucedendo o Papa Francisco, que havia falecido em abril aos 88 anos. Prevost, de 69 anos e natural de Chicago (EUA), teve extensa atuação missionária no Peru.
Ele ocupou cargos importantes na hierarquia da Igreja. Em 2023, chefiou a Congregação para os Bispos e presidiu a Comissão para a América Latina, elevado a cardeal pelo próprio Francisco. É o primeiro papa nascido nos Estados Unidos da história e adotou o nome de Leão XIV ao ser eleito. O Papa também confirmou sua primeira viagem internacional: seguindo o roteiro previsto por seu antecessor, ele viajará a Niceia, na Turquia, no final deste mês para celebrar o 1.700º aniversário do Concílio de Niceia.
O Hora Top TV utiliza os cookies para melhorar a experiência do usuário e personalizar publicidade. Ao utilizar e navegar por nosso portal, você concorda com nossos.Aceitar