Bolsonaro protocola pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes do STF

Bolsonaro protocola pedido impeachment do ministro Alexandre de Moraes do STF
Bolsonaro protocola pedido impeachment do ministro Alexandre de Moraes do STF (Foto: Reprodução)

O presidente da República Jair Bolsonaro protocolou um pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde desta sexta-feira (20). Segundo o jornal Correio Braziliense, o documento teria sido protocolado por um auxiliar do mandatário, já que o chefe do Executivo está em viagem a São Paulo.

Já o presidente do Senado Federal, o deputado Rodrigo Pacheco, viajou para Minas Gerais, sua terra natal, onde deve passar o fim de semana com a família. No cenário político, a ação de Bolsonaro é vista como um gesto político. A atitude também é um aceno do chefe do executivo ao eleitorado ao ver cumprida a sua promessa.

Protagonista de Grey’s Anatomy é cancelada na web, após resposta polêmica

Vale lembrar que nesta sexta-feira (08), o ministro do STF, Alexandre de Moraes, proibiu que o cantor Sérgio Reis e outros investigados pela Polícia Federal (PF) se aproximassem da Praça dos Três Poderes, dos ministros dos Supremo e dos Senadores. A decisão de Moraes atende a um pedido da Procuradoria Geral da República (PGR).

Ainda no dia 14 de agosto, o presidente voltou a disparar ataques à cúpula do Judiciário, depois da prisão do presidente do PTB, Roberto Jefferson, que é aliado do presidente e do governo. Numa rede social, o presidente prometeu ainda que enviaria um pedido de processos contra os magistrados.

Ticiana Villas Boas recebe Fabiano e João Neto e Frederico na estreia do “Duelo de Mães”

Na mesma publicação, o presidente voltou a fazer novas ameaças contra a democracia no Brasil: “Todos sabem das consequências, internas e externas, de uma ruptura institucional, a qual não provocamos ou desejamos”, escreveu. “De há muito, os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, extrapolam com atos os limites constitucionais”, começou Bolsonaro.

Com um tom bastante ameaçador, Jair Bolsonaro prosseguiu com suas ameaças: “Na próxima semana, levarei ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, um pedido para que instaure um processo sobre ambos, de acordo com o art. 52 da Constituição Federal. Lembro que, por ocasião de sua sabatina no Senado, o sr. Alexandre de Moraes declarou: ‘Reafirmo minha independência, meu compromisso com a Constituição e minha devoção com as liberdades individuais”.

Senado tem a decisão final

No artigo 52 atribui ao Senado a competência de julgar os crimes cometidos pelos ministros do STF. O julgamento pode variar nas punições, podendo levar à perda dos seus cargos ao sofrer um impeachment. Desde a promulgação da Constituição, nunca houve aplicação dessa lei pela Casa.

Jônatas Leifert

Jônatas Leifert é jornalista - (MTB 0006712/BA), fundador e Editor-Chefe do site Hora Top TV. Apaixonado pela comunicação em suas diversas mídias, é pós-graduando em Marketing e Redes Sociais. Já teve passagens pelos sites Manchetes&Cia, Área Vip, OCanal, TVE Bahia, Rádio Conexão Salvador e Desenbahia. Atualmente, é embaixador do Prêmio Jovem Brasileiro. Twitter e Instagram: @JonatasLeifert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *