A Fazenda 12 tem a difícil missão de ressuscitar o Ibope da Record

 

A Fazenda 12 na RecordTV
A Fazenda 12 tem a difícil missão de ressuscitar o Ibope (Reprodução: RecordTV)

Nesta terça-feira (8), a Record terá uma mudança na grade noturna, com a estreia de A Fazenda 12, que tem a difícil missão de ressuscitar o ibope da emissora. Além de turbinar patrocínios e causar repercussão em redes sociais, o programa apresentado por Marcos Mion terá como missão recuperar um público que a emissora tem perdido nas últimas semanas.

Essa é a fase mais difícil da Record no quesito audiência desde o início do período de quarentena na Grande São Paulo, em março. Até meados de agosto, com a faixa vespertina turbinada pela reprise de A Escrava Isaura, e o Cidade Alerta sempre acima dos 8,0 pontos de média, a emissora ficava na vice-liderança na média-dia (das 7h à meia-noite) com frequência, deixando o SBT em terceiro lugar.

Nem mesmo os resultados abaixo do esperado de Apocalipse e Jesus no horário nobre prejudicavam o desempenho geral da Record. No entanto, desde o último dia 19, a diferença para a emissora de Silvio Santos caiu…, e as vitórias passaram a ficar cada vez mais raras no embate diário. Na última semana, entre 31 de agosto e 3 de setembro, foram dois empates na média-dia, duas vitórias do SBT e nenhuma vitória da emissora dos bispos, segundo dados consolidados do Ibope –os dados da sexta-feira, 4, ainda não saíram).

Leia também: A Fazenda 12: Saiba tudo da nova temporada que estreia dia 8

Nesse período, a Record ficou com 5,4 pontos de média, contra 5,6 da concorrente pela vice-liderança. Além da fuga de público na faixa da tarde da emissora, o Cidade Alerta também está em um momento ruim, com média de apenas 5,8 pontos na semana perdendo para as mexicanas do SBT coisa que não acontecia há anos. Jesus, que será exibida antes de A Fazenda, registrou 5,6 pontos nesse período. O cenário é bem diferente do registrado uma semana antes de estrear A Fazenda 11, no ano passado.

Entre 9 de setembro (segunda-feira) e 12 de setembro (quinta) de 2019, a Record tinha registrado 6,5 pontos de ibope, contra 6,4 do SBT. O policialesco apresentado por Luiz Bacci marcara 9,0 pontos de média naquela ocasião. O Jornal da Record, programa que antecedia o reality show, consolidava médias de 5,5. Os 87 episódios da última temporada de A Fazenda, que terminou como a menos vista da história, marcaram 8,2 pontos. Ou seja, mesmo uma edição histórica por dois motivos principais: o formato, que sofrerá algumas alterações, com o fim dos grupos e todo o cuidado com a saúde redobrado por conta da pandemia; e pelo elenco, que ainda não foi oficialmente divulgado, mas terá nomes polêmicos e bem conhecidos do publico como Jojo Toddynho, Biel e Lidi Lisboa, não é garantia de alta no ibope.

“Hora Top TV” e “Holofote TV” comentam estreia de A Fazenda 12

A Fazenda 12 ainda pode alcançar outros feitos importantes: virar um fenômeno de repercussão nas redes sociais e aumentar a audiência da programação da Record como um todo, recolocando a emissora na vice-liderança pela média-dia. Mas será que essa edição ira ser um um sucesso de audiência?, por tentar ser uma edição histórica.

Orestes Júnior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *