Ainda Estou Aqui ultrapassa 3 milhões de espectadores e fica entre os Top 5 do ano

Ainda Estou Aqui ultrapassa 3 milhões de espectadores (foto: Divulgação/Alile Dara Onawale)
Ainda Estou Aqui ultrapassa 3 milhões de espectadores (foto: Divulgação/Alile Dara Onawale)

Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, e protagonizado por Fernanda Torres, Selton Mello e com participação especial de Fernanda Montenegro, já foi assistido por mais de 3 milhões de espectadores. Distribuído pela Sony Pictures, o filme segue em cartaz em 200 salas de cinema de todo o Brasil. Esta é a primeira vez, desde o início de 2020, que um longa nacional alcança esses números nas bilheterias.

O diretor Walter comentou essa importante marca. “Tão importante quanto o retorno do público ao cinema para viver uma experiência coletiva, é o amplo debate que o filme está gerando. O livro de Marcelo deflagrou essa possibilidade, e temos muito a agradecer a ele e às suas irmãs Vera, Eliana, Nalu e Babiu pela confiança e apoio constantes”, destacou.

“A luta de Eunice Paiva tem muito a dizer sobre a política de 2024, como escreveu o crítico de cinema Bruno Carmelo. Em um momento de apagamento da memória, a história da família Paiva nos lembra que a ditadura militar não foi uma abstração. Da mesma forma como a tentativa de golpe militar no final de 2022 também não foi”, acrescentou.

Por fim, o cineasta agradeceu o elenco e equipe: “Sem as excepcionais Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, sem o craque Selton Mello, sem a sensibilidade dos nossos roteiristas Murilo Hauser e Heitor Lorega e cada um dos ótimos atores e técnicos da equipe de  Ainda Estou Aqui, o filme não seria o que é. Esse é o momento para celebrar o filme como expressão de um trabalho essencialmente coletivo do cinema brasileiro”.

Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva sobre a história de sua família, Ainda Estou Aqui é uma coprodução Brasil-França, e é o primeiro filme Original Globoplay, produzido por VideoFilmes, RT Features e Mact Productions, em coprodução com ARTE France e Conspiração, e tem distribuição da Sony Pictures.

Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui são indicados ao Globo de Ouro

Os produtores Maria Carlota Bruno, da VideoFilmes e Rodrigo Teixeira, da RT Features, também comemoram a marca histórica: “Chegar a 3 milhões de espectadores é uma conquista importante para o cinema brasileiro e mostra que o audiovisual nacional segue com força e que nossas histórias inspiram e emocionam. É muito gratificante ter o público de volta às salas de cinema”. Além dos 3 milhões de público, Ainda Estou Aqui no momento, ocupa a quinta colocação no ranking anual de maiores bilheterias de 2024 – completamente dominado por produções internacionais.

A obra concorre ao Globo de Ouro de  Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Atriz em Filme de Drama. Ainda Estou Aqui é o quarto filme de Salles indicado ao Globo de Ouro. Em 1990, Central do Brasil levou o prêmio de melhor filme estrangeiro e  Montenegro foi indicada a Melhor Atriz. No próximo dia 5 de janeiro, Salles, Torres, Mello e os produtores Maria Carlota Bruno e Rodrigo Teixeira irão acompanhar a cerimônia de premiação em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Selecionado na shortlist dos filmes que podem concorrer ao Oscar de Melhor Filme Internacional, o longa também concorre na categoria mesma categoria no Critics’ Choice Awards 2025 e os vencedores serão conhecidos no dia 12 de janeiro. Ainda Estou Aqui também concorre ao Prêmio Goya de Melhor Filme Ibero-Americano, na maior premiação do cinema espanhol.

Vale destacar, que a obra já ganhou oito prêmios. A lista inclui Melhor Roteiro, no 81º Festival de Veneza, onde o filme teve seu lançamento mundial. Recebeu quatro prêmios de Melhor Filme do Júri Popular:  na 48ª Mostra de S. Paulo; no Festival Internacional de Cinema de Vancouver, no Canadá, no Festival de Cinema de Mill Valley, nos Estados Unidos; e no  Festival de Pessac, na França, onde também recebeu o Prêmio Danielle Le Roy, dado pelo júri jovem. Fernanda Torres também foi eleita Melhor Atriz em filme internacional pelo The Critics Choice Awards, na seção Latino Cinema & Television. Na semana passada, venceu o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no New Mexico Critics Awards 2024 e recebeu uma menção honrosa como um dos cinco melhores longa metragens internacionais do ano no National Board of Review Awards, nos Estados Unidos.

Confira, abaixo, o trailer de Ainda Estou Aqui:

Douglas Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *