BAFTA ignora polêmicas e premia Emilia Pérez
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O BAFTA, considerado o “Oscar britânico”, revelou seus vencedores na noite de ontem na edição de 2025. Entre os destaques da premiação, o longa “Conclave” brilhou ao levar quatro prêmios, incluindo o de Melhor Filme. Entretanto, pbaara o cinema brasileiro, a expectativa estava na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, onde “Ainda Estou Aqui” competia pelo troféu. Apesar do favoritismo, o filme nacional acabou derrotado pelo francês “Emilia Pérez”.
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A disputa na categoria foi acirrada, contando ainda com os filmes “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha), “Kneecap” (Irlanda) e “Tudo que Imaginamos como Luz” (Índia). Apesar da derrota, “Ainda Estou Aqui” segue como um forte concorrente para o Oscar 2025, que acontecerá em 2 de março. O filme brasileiro, que aborda a história do desaparecimento do deputado Rubens Paiva durante a ditadura militar e a luta de sua esposa, Eunice Paiva, pelo reconhecimento da morte pelo Estado, conquistou grande sucesso de público e crítica. Já ultrapassou 5 milhões de espectadores no Brasil e arrecadou mais de 20 milhões de dólares mundialmente.
A vitória de “Emilia Pérez” reforça sua força na temporada de premiações, mesmo após uma queda de popularidade nas últimas semanas devido a polêmicas envolvendo mensagens antigas da atriz Karla Sofía Gascón. A categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa foi uma das mais acompanhadas da noite, mas não foi a única a chamar atenção. “Conclave” consolidou sua posição como um dos grandes filmes do ano, vencendo não apenas Melhor Filme, mas também Melhor Filme Britânico e Melhor Roteiro Adaptado.
Entre os prêmios de atuação, Adrien Brody levou o prêmio de Melhor Ator por “O Brutalista”, enquanto Mikey Madison conquistou Melhor Atriz por “Anora”. O prêmio de Melhor Ator Coadjuvante foi para Kieran Culkin por “A Verdadeira Dor”, e Zoe Saldaña venceu como Melhor Atriz Coadjuvante por “Emilia Pérez”.
O BAFTA 2025 consolidou tendências para o Oscar, mas também trouxe algumas surpresas. A derrota de “Ainda Estou Aqui” não significa o fim de suas chances na premiação máxima do cinema, e os próximos dias serão decisivos para definir os favoritos da temporada.