Baixa dos Sapateiros é rota de lenda urbana gastronômica: a famosa coxinha de rabada com geleia de biribiri

Os moradores das localidades da Cidade Baixa, Subúrbio Ferroviário, Centro e Região Metropolitana estão cruzando bairros inteiros em direção à periferia do Centro Histórico – o motivo: encontrar o salgado que já virou uma ‘lenda urbana’.
Mas não é qualquer peça, afinal a ‘Surpresa de Rabada’, coxinha recheada de rabada com geleia de biribiri, está atraindo baianos e turistas até a Baixa dos Sapateiros.
No coração da Baixa, o ‘Bistrô9’ – rua José Joaquim Seabra, 151 – Box 5 – virou ponto de encontro para quem busca a melhor coxinha da cidade, com um toque especial da chef. A ‘Surpresa de Rabada’ combina a cremosidade da rabada desfiada com o sabor agridoce da geleia de biribiri, empanado com crocância e servido ainda quente. A textura envolvente do recheio e o contraste com a geleia surpreende o paladar, transformando o popular salgado brasileiro em uma verdadeira iguaria.
Crescimento nos investimentos culturais não impede fechamento de associações
A ‘caça aos petiscos’, entretanto, não se restringiu às coxinhas ou somente à Baixa dos Sapateiros. O movimento seguiu até a Baixa de Quintas, dessa vez, à procura do famoso ‘Varal de Camarão’: porção de camarões empanados na tapioca, servidos com dois molhos autorais, tártaro tradicional e de manga apimentada. As apresentações do petisco assinado pelo Boteco do Araújo conquistam o público só de olhar — já que os camarões vêm espetados em um mini varal — entregando crocância e frescor dos ingredientes.
Falando em caça aos tesouros culinários de Salvador, na região do Cabula VI, o centro das atenções é o ‘Caldas La Boemia’, que apresentou um verdadeiro banquete em forma de petisco: ‘Tesouro em Sabor’. O prato combina carne do sol com calabresa e queijo coalho gratinado, acompanhada de chitos crocantes de aipim e uma generosa farofa d’água, que amarra tudo com sabor regional e textura impecável.
As três casas apostam em receitas autorais que resgatam elementos da culinária popular baiana com releituras contemporâneas e apresentações cuidadosas – revelando o sucesso recente dos pratos. Com forte apelo entre moradores, turistas e apreciadores da culinária de raiz, os petiscos têm movimentado diversas regiões de Salvador, reforçando o papel dos bares de bairro como espaços criativos da culinária urbana. Confira abaixo onde provar os petiscos mais comentados da cidade:
Pelourinho sedia 6º edição da ‘Feira Trans Mix & Naobin’ no dia 31 de maio, na Praça da Cruz Caída
Bistrô9 – Baixa dos Sapateiros
Prato: Surpresa de Rabada
O que vem: coxinha de rabada com geleia de biribiri
Localização: rua José Joaquim Seabra, 151 – Box 5, Baixa dos Sapateiros.
Boteco do Araújo – Baixa de Quintas
Prato: Varal de Camarão
O que vem: camarões empanados na tapioca com molho tártaro e molho de manga apimentada
Localização: rua José Mariz Pinto, 60 – Térreo, Baixa de Quintas
Caldas La Boemia – Cabula VI
Prato: Tesouro em Sabor
O que vem: carne do sol com calabresa e queijo coalho gratinado, chitos de aipim e farofa d’água
Localização: rua Teódulo de Albuquerque, 303 – Loja Térreo, Cabula VI
Os pratos temáticos fazem parte dos 25 anos do Comida di Buteco, concurso gastronômico nacional, que movimenta a culinária de raiz na Bahia e em outros estados. Além do Bistrô9, Boteco do Araújo e o Caldas La Boemia, outros 56 bares disputam o páreo de campeão do CDB 2025.
O resultado do grande campeão do Comida di Buteco, em Salvador, será anunciado no próximo dia 27 de maio – passando para a etapa nacional logo em seguida, em que será consagrado o ‘Melhor Buteco do Brasil 2025’.