Boletim Audiência: Cidade Alerta registra pior média em 32 meses e despenca na média de setembro
Se Antes o jornalístico era o programa mais visto da RecordTV e uma das atracações que não só ameaçavam a Globo como era uma das maiores audiências, fora da platinada, hoje em dia, o Cidade Alerta enfrenta uma fase ruim no Ibope pelo menos no da Grande São Paulo. Em setembro por exemplo, o policialesco de Luiz Bacci registrou a sua pior audiência mensal desde janeiro de 2018 (ou seja, em 32 meses).
O programa marcou apenas 7,2 pontos de média no mês passado, mesmo desempenho de agosto. Porém a diferença é que a emissora de Silvio Santos dessa vez saltou de 5,8 para 6,4 de média de um mês para o outro onde suas novelas mexicanas exibidas no início da noite voltaram a ser rivais da Record, o que não era comum até então desde a reprise de Coração Indomável em 2018, curiosamente em outro momento ruim do programa.
Leia também: Fatos Inusitados! #2 – Idosa imobiliza invasor com golpes de jiu-jitsu e taco de baseball; Confira!
Em 29 de setembro por exemplo, o Cidade Alerta sofreu sua primeira derrota na sua media para o SBT: 6,9 x 7,1. Depois disso, para o jornalístico de Bacci ficar na terceira colocação na Grande São Paulo se tornou algo cada vez mais comum. Entre segunda (5) e quinta-feira (8) por outro exemplo, foram duas derrotas.
Curiosamente, o policialesco vem de contramão, pois ele esta nessa má fase em um momento em que a programação da Record está em alta, com o Balanço Geral voltando a incomodar a Globo, com a atual temporada de A Fazenda liderando quase todos os dias, o que tem alavancado até as reprises das novelas noturnas da emissora de Edir Macedo.
+: Enquanto Isso a Jojo Todynho anda se estressando com a MC Mirella em A Fazenda 12; veja
O Cidade Alerta também esta com a pior média mensal desde janeiro de 2018, quando havia registrado 7,1 de ibope. Naquele mesmo ano, o policialesco ganhou público e teve seu auge e chegou a liderar durante alguns minutos.
No entanto, de 2018 para cá, a atração da Record perdeu 15% de sua audiência: de 10,3 pontos de média/anual para 8,8 de média em 2020 ( pelo menos até setembro). Nesse mesmo período, o caiu de 6,8 para 6,4, e a Band (com o Brasil Urgente) subiu de 4,8 para 5,2.
Já a Globo, com o aumento na audiência das Reprises de suas novelas e sem grandes fracassos no horário das seis, como tinha sido com Espelho da Vida em 2018/2019, foi a emissora que mais cresceu na faixa de confronto com o Cidade Alerta: de 18,4 pontos há dois anos para 22,2 pontos de média/anual até setembro deste ano.
O melhor mês do programa de Bacci em 2020 foi março, quando marcou 10,2 pontos. Desde maio quando pontuou 9,9 de média mensal, a atração vem perdendo público gradativamente com 8,3 em junho; 7,6 pontos em julho; e 7,2 em agosto e setembro como já sabemos.
Com a queda, o policialesco viu o SBT cada vez mais próximo na audiência mensal. Comparando com o desempenho de seis meses atrás, a diferença entre a Record e a emissora de Silvio Santos caiu de 4,1 pontos em março para apenas 0,8 no horário no mês passado.