Brasil já ganhou Palma de Ouro: veja todas as participações do país nas competições principais de Cannes

Brasil já ganhou Palma de Ouro: veja todas as participações do país nas competições principais de Cannes (Foto: Wagner Moura em O Agente Secreto)
Brasil já ganhou Palma de Ouro: veja todas as participações do país nas competições principais de Cannes (Foto: Wagner Moura em O Agente Secreto)

Com a 78ª edição do Festival de Cannes acontecendo neste mês, o Brasil volta a disputar a Palma de Ouro, prêmio máximo do cinema mundial, com o longa “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho. O novo thriller político, estrelado por Wagner Moura, reacende as esperanças de uma nova vitória brasileira em solo francês.

Mas você sabia que o Brasil já soma seis prêmios nas categorias principais do festival?

Um levantamento da plataforma de inteligência Oddspedia mapeou todas as indicações e vitórias brasileiras ao longo das 75 edições do evento até aqui. E o resultado mostra que o país tem mais história em Cannes do que muita gente imagina.

Papa Leão XIV manifesta apoio e pede paz para jornalistas

Primeira vitória brasileira

A estreia do Brasil como vencedor aconteceu ainda em 1953, com o filme “O Cangaceiro”, de Lima Barreto, premiado como Melhor Filme de Aventura — categoria que não existe mais atualmente. A obra foi o primeiro longa brasileiro a ganhar reconhecimento internacional.

A consagração com a Palma de Ouro

O ápice veio em 1962, com a vitória de “O Pagador de Promessas”, de Anselmo Duarte, único filme brasileiro até hoje a levar a cobiçada Palma de Ouro. A comovente jornada do personagem Zé do Burro marcou o cinema nacional e entrou para a história do festival.

Desde então, o Brasil teve 18 participações nas principais categorias e voltou a conquistar destaque com prêmios importantes:

  • 1969: Glauber Rocha venceu Melhor Direção, com O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro

  • 1986: Fernanda Torres venceu Melhor Atriz, por Eu Sei que Vou te Amar

  • 2008: Sandra Corveloni venceu Melhor Atriz, por Linha de Passe

  • 2019: Bacurau, de Kleber Mendonça Filho, ganhou o Prêmio do Júri, em empate com Les Misérables

Todas as participação do país em Cannes
Todas as participação do país em Cannes

Expectativa para 2025

Com O Agente Secreto, Kleber Mendonça Filho chega à sua terceira indicação à Palma de Ouro — igualando-se a Walter Salles como o diretor brasileiro mais indicado. O novo longa traz Wagner Moura como protagonista, interpretando um agente nos bastidores do regime militar nos anos 1970.

Para a atriz e preparadora de elenco Mariana Loureiro, que trabalhou com Kleber e com Wagner em outras produções, a expectativa é grande:

“Kleber disse que essa é a melhor atuação do Wagner no cinema. Pode ser o ano do Brasil finalmente conquistar o prêmio de Melhor Ator em Cannes.”

Confira o levantamento completo no portal

Os dados completos da pesquisa estão disponíveis no portal da Oddspedia, com histórico detalhado das indicações brasileiras e de outras nações ao festival.

Regina Soares

Regina Soares, (MTB 0004794/CE) de Fortaleza, CE. Graduada em Jornalismo no ano de 2020 e, posteriormente, Reportagem de Notícias em 2021. Em 2023, fiz um curso de Extensão em Escrita de Viagem. Adoro assuntos sobre saúde, cultura geek e pop, feminices e moda. Sou apaixonada pelos anos 90, curto filmes e jogos clássicos como Crash Bandicoot e Zelda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *