Campanha de Lula aciona o TSE contra datas de sabatina da Record TV
Campanha de Lula aciona o TSE contra datas de sabatina da Record TV, segundo dirigentes do Partido dos Trabalhadores, a emissora teria “decidido as datas por conta própria”. As sabatinas ocorrem entre os dias 23 e 28 de setembro.
A coligação “Brasil da Esperança”, compostas por partidos de apoio à candidatura do ex-presidente Lula, acionou a justiça contra a Record TV. Na ação, a campanha pede ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determine que a emissora realize um sorteio prévio, com as ordens de entrevistados.
Mulher de Kadu Moliterno vai ao Rock In Rio com adesivos nos seios: “Anitta é a inspiração”
Segundo a campanha do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, a emissora de Edir Macedo teria definido a ordem dos entrevistados por conta própria, e assim escalando Lula como o primeiro sabatinado.
Logo após Lula, seria a vez de Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), e por último Simone Tebet, do (MDB). A campanha do petista, questiona a falta de sorteio. O sorteio é um método, previsto na legislação eleitoral, para evitar favorecimentos entre os concorrentes.
Ricky Martin processa sobrinho em R$ 105 milhões por acusações de abuso e incesto
Outro fato que chamou atenção, é que a sabatina de Lula está agendada para uma sexta-feira, quando segundo o Kantar Ibope Media, a emissora registra menos audiência. Já a de Jair Bolsonaro, será numa segunda-feira, quando se tem um maior numero de telespectadores.
A coligação entrou em contato com a Record TV, pedindo que houvesse um sorteio, mas a solicitação foi negada pelo canal. “Em que pese louvável a iniciativa adotada pela emissora, a escolha da ordem de realização das entrevistas deve, obrigatoriamente, adotar critério que proporcione e preze pela igualdade de oportunidades entre os candidatos e a candidata”, argumenta trecho da representação, assinada pelos escritórios dos advogados Cristiano Zanin Martins, Eugênio Aragão e Angelo Ferraro.