Carnaval de Salvador 2025: Balanço do primeiro dia aponta redução da criminalidade e aumento de público

Na sexta-feira (28), o secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-Ba), Marcelo Werner, destacou durante a divulgação do balanço do primeiro dia de Carnaval na capital baiana no ano de 2025, um aumento de mais de 20% no número de foliões em comparação ao ano de 2024, o que ultrapassa a quantidade de 1,5 milhão de pessoas.
Mesmo com esse crescimento, houve uma grande redução nos índices de criminalidade, apresentando uma queda de 40% nos crimes de lesões corporais leves e de violência contra o patrimônio.
Carnaval Salvador 2025: Confira a programação para esse domingo (02/03)
Em Salvador, a segurança foi reforçada com 47 portais de abordagem, já no interior, as cidades contam com 55 barreiras, que impedem a entrada de objetos perfurocortantes nos circuitos. O sistema de videomonitoramento conta com 1.500 câmeras em todo o estado, somando quase 1.000 na capital.
Conforme informações, 8 pessoas já foram presas com mandados de prisão por tráfico de droga e roubo em aberto, graças ao reconhecimento facial implementado nos lugares da folia.
Novidades como um software da Polícia Civil e drones auxiliam no monitoramento e na rápida resposta às ocorrências. Além disso, o policiamento aéreo foi ampliado com aeronaves do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, garantindo vigilância em áreas de maior risco. De acordo com Werner, o monitoramento constante e os ajustes diários no planejamento de segurança seguem garantindo um Carnaval mais seguro e organizado para todos.