Caso Marcius Melhem: Da comédia ao drama, psicólogo analisa o caso
Devido a toda repercussão do caso Marcius Melhem, ex-chefe do núcleo de humor da Rede Globo, que está sendo acusado por assédio sexual e moral por atrizes e produtoras da emissora. O assunto voltou à tona no último final de semana após as revelações da advogada criminalista Mayra Cotta serem divulgadas exclusivamente pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo.
Melhem, que era chefe do núcleo de humor da emissora carioca, foi demitido em agosto deste ano, depois que a atriz Dani Calabresa o acusou assédio sexual. Pensando nisso, o psicólogo e escritor Alexander Bez fala sobre o caso e afirma: -a violência contra a mulher, na maioria das vezes, tem uma conotação de humilhação e intenção sexual.
Leia também: Vídeo! Advogada de MC Mirella, ex-BBB Adélia Soares se pronuncia sobre doença de Raissa Barbosa
“O poder e a posição de destaque, a qual o assédio se manifesta pela ação de seu perpetrador, estabelecem um elo íntimo. Além da conotação sexual, o assédio tem no inconsciente de quem o executa o desejo sádico, inteiramente proposital em constranger a vítima, evidenciando o poder e o controle”, declara o especialista.
Alexander reforça que as situações como a de Dani Calabresa são complicadas já que a resposta ‘não’ aos estímulos do diretor poderia representar represália profissional para a vítima em eventuais trabalhos. O mesmo acontece em empresas, que no caso resultam em demissões injustas.
Com Luiza Ambiel, Hora do Faro tem melhor desempenho no ano
“É importante entender que o assediador sexual não muda e se altera, pois a sua personalidade é sádica e controladora. Dani Calabresa fez o correto ao denunciar Marcius, é o que todas as vítimas devem fazer. Mesmo que inicialmente enfrente complicações profissionais o ideal é que todos denunciem assim que forem submetidos a situações constrangedoras. Só assim podemos controlar e conscientizar essas situações”, conclui, Bez.
[Nota da redação]
Os comentários acima são de total responsabilidade de seu autor, o psicólogo Alexandre Bez, e, não reflete o posicionamento do veículo. O Hora Top TV&Novela, repudia todo e qualquer ato de violência, seja ela física; psicológica ou mesmo sexual, contra qualquer indivíduo.