“Curuzu é o Mundo”, 44ª Noite da Beleza Negra homenageia o berço do Ilê Aiyê e Dete Lima

"Curuzu é o Mundo", 44ª Noite da Beleza Negra homenageia o berço do Ilê Aiyê e Dete Lima
“Curuzu é o Mundo”, 44ª Noite da Beleza Negra homenageia o berço do Ilê Aiyê e Dete Lima (Foto: André Frutuoso)

Contando a história de luta e resistência do povo negro, “Curuzu é o Mundo” é o tema da 44ª Noite da Beleza Negra que homenageia o berço do Ilê Aiyê e Dete Lima, em 2025. No próximo sábado (15), a partir das 20h30, a Senzala do Barro Preto vai eleger a nova Deusa do Ébano, que representará o bloco por todo o ano.

Na 44ª edição, alem da homenagem a Dete Lima, contará ainda com shows de Rachel Reis, Larissa Luz, Afrobapho, Orquestra Aguidavi do Jêje, Denise Correia, Cris Vianna e Jennifer Nascimento, além da anfitriã Band’Aiyê, sob regência dos maestros Mário Pam e Kehindê Boa Morte. Um dos momentos mais especiais será a homenagem a Ekedi Dete Lima, uma das fundadoras do Ilê Aiyê e responsável pelos figurinos icônicos da Deusa do Ébano.

Tela Brasil: Streaming público gratuito chega ainda em 2025

A eleição da Rainha do Ilê Aiyê 2025 é um dos pontos altos do evento. Quinze finalistas disputam a coroa, que será entregue por Larissa Valéria Sá Sacramento, atual Deusa do Ébano. As três primeiras colocadas receberão troféus, fantasias e prêmios em dinheiro, sendo R$ 7.150,00 para a vencedora. O evento será apresentado por Arany Santana, Sandro Teles e Val Benvindo, com uma quarta personalidade surpresa.

Entre os destaques, a Orquestra Aguidavi do Jêje interpretará “Xirê”, abrindo a performance de Larissa Luz, que contará a trajetória do Ilê Aiyê. O Coletivo Afrobapho levará ao palco um protesto contra as desigualdades raciais e sociais, com uma batalha de vogue cheia de representatividade. Cris Vianna e Jennifer Nascimento farão uma performance sobre ancestralidade e empoderamento feminino negro, embaladas pela música “Fé”, de Iza.

O Ilê Aiyê destinará 20% dos ingressos a preço social, disponíveis na plataforma Ticket Maker. O presidente do bloco, Antônio Carlos Vovô, destaca a importância do evento para o Curuzu: “A Noite da Beleza Negra movimenta a economia local e valoriza a nossa história”.

Ramon Santos

Apaixonado pela comunicação e esporte, comunicador (DRT 0007310/BA), Editor-Executivo do Hora Top TV. Baiano, sou Designer Gráfico, DJ e Produtor Cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *