Exclusivo: Cantor Naldo Benny vence ação na Justiça e terá direito a R$ 25 mil
O cantor Naldo Benny venceu uma ação na Justiça contra Leo Dias, e terá direito a uma indenização no valor de R$ 25 mil.
A decisão do dia 11 de maio, é da Décima Primeira Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Cabe recurso.
Dias teria publicado em 2018 em sua coluna a seguinte notícia: “Tem cantor recebendo patrocínio do tráfico. Traficante da Vila do João é quem está bancando”.
A juíza, em sentença, considerou que além da utilização de termos que denotam desapreço, “colhe-se a afirmação de que o autor teria envolvimento com o tráfico local, na medida em que estaria sendo patrocinado por pessoa ligada ao tráfico de entorpecentes”.
“Trata-se de acusação séria e capaz de depreciar, desmerecer, desvalorizar e colocar em dúvida a honra, a dignidade, a reputação e o bom nome da pessoa”.
O jornalista então moveu um recurso de apelação, em agosto do ano passado, sustentando que não mencionou nomes na publicação.
No entanto, os desembargadores consideraram que Dias se referia a Benny, pois havia uma publicação no seu perfil do Twitter.
“Ocorre, porém, que esse mesmo conteúdo foi reproduzido pelo réu [Leo Dias] em publicação no seu perfil do Twitter: ‘Adicção e vício é doença’ (sic). Tráfico, não, tá, Naldo. Nem associação ao tráfico. Vale a dica”, afirmou o desembargador relator.
Segundo consta na decisão da Justiça, “trata-se de imputação de conduta desonrosa ao autor” e “especialmente por estar desacompanhada de qualquer indício ou referência de veracidade”, assim, foi mantida sentença de primeiro grau.
Ele ainda poderá recorrer da decisão.