Exclusivo: Compositor pede na Justiça indenização a Zé Vaqueiro; cantor contesta ação
Um compositor acionou a Justiça e está pedindo indenização por danos morais e lucros cessantes de Zé Vaqueiro.
Na ação movida em julho do ano passado, de reivindicação de autoria com cobrança de direitos autorais, o autor explicou que é compositor profissional, já tendo emplacado obras de sucesso.
Ele cobra direitos por suposta violação de direitos autorais da obra “Mulher Maravilhosa”, divulgada no canal do artista no YouTube, em 2019.
Segundo consta no processo, o autor afirma ser o criador intelectual da obra musical “Linda Demais”, segundo ele, que possui ainda um subtítulo chamado “Linda Demais —Mulher Maravilhosa” e que, “ao longo dos anos se tornou um hit da música nacional”.
“Em rápida pesquisa no YouTube, constata-se o grande sucesso do fonograma no mercado da música tendo o fonograma sido inserido no álbum ‘O Estouro Das Vaquejadas’”, disse à Justiça.
Ele pede uma indenização por “danos imateriais”, no valor de R$ 500 mil.
O valor da causa é de R$ 1 milhão.
Artista se defendeu no processo
No mês de janeiro desse ano, Zé Vaqueiro se defendeu no processo.
Em sua contestação, o artista afirma que a música foi postada por outra empresa, apenas na plataforma de vídeos YouTube, sem ter qualquer gerência sobre a publicação.
À Justiça, o cantor afirmou que a obra “jamais foi comercializada em plataformas próprias de streaming ou venda de músicas, bem como nunca fez parte do repertório de músicas reproduzidas nos shows do artista Zé Vaqueiro”.
Ele pediu ainda, a ilegitimidade da empresa Zé Vaqueiro Original Music, argumentando que o material fonográfico não teria sido publicado no YouTube pela empresa em questão.
O caso ainda não foi julgado pela Justiça.