Exclusivo: Ivete Sangalo vai à Justiça e tenta descobrir responsável por perfil “falso” do Instagram

Ivete Sangalo acionou a Justiça da Bahia e tenta descobrir o responsável de um perfil “falso” da rede social Instagram que, estaria postando ofensas à cantora.
De acordo com a ação movida contra o Facebook e Instagram, apresentada à Justiça no último dia 22 de abril, a qual a coluna teve acesso, Ivete explica que descobriu a existência de um “perfil falso na rede social Instagram”, que, segundo a artista, utiliza indevidamente sua imagem e propaga informações caluniosas e difamatórias sobre ela.
À Justiça, a defesa da cantora relata que, a ofensas estariam sendo veiculadas através do perfil de usuário com o nome “@thehouse9433”, que disfere absurdos como “as acusações de Ivete foram confirmadas”.
No processo, para comprovar a suposta ofensa, foi anexado um print da imagem retirada do perfil do Instagram.
Segundo afirma Ivete Sangalo no processo, as supostas difamações começaram a ser postadas no dia 8 de abril de 2025, juntamente com fotos que utilizam indevidamente sua imagem, veiculando informações inverídicas e, segundo sua defesa, imputando falsamente a autoria de fato definido como crime.
À Justiça, a famosa explica, entre outras coisas, que, as acusações inverídicas dirigidas à ela a deixaram “chocada, revoltada e profundamente abalada em seu estado emocional”.
No processo, a cantora solicitou a remoção imediata, no prazo máximo de 24 horas, da postagem que tenha sua imagem, nome, pseudônimo ou qualquer outro atributo que remeta a personalidade da artista, indevidamente publicadas pelo perfil em questão.
Um outro pedido foi feito pela defesa da artista, em caráter de urgência, para que sejam fornecidas as informações relativas à identificação do autor das postagens. Isto porque, Ivete busca a responsabilização pelos danos que teriam sido causados à ela.
O que diz o Facebook
Na última sexta-feira (9/5), o Facebook Brasil apresentou sua defesa no processo.
Na contestação, a empresa argumentou que, o Instagram é um aplicativo gratuito digital que permite aos seus usuários compartilhar fotografias e imagens, além de incrementá-las e sofisticá-las por meio de uma grande variedade de filtros e efeitos que são disponibilizados aos seus usuários.
Em defesa, a empresa ainda explicou que o serviço Instagram, seria fornecido pela empresa norte-americana Meta Platforms.
A empresa ainda afirmou que, por meio do Provedor de Aplicações do serviço Instagram, que estava apresentando os documentos com os dados legalmente exigidos referente a URL indicada na inicial da cantora e que seriam suficientes à identificação dos usuários.