Exclusivo: Sertanejo Eduardo Costa é acionado na Justiça por compositor de música gospel
O cantor sertanejo Eduardo Costa foi acionado na Justiça por um compositor de música gospel, em uma ação de reconhecimento de direitos autorais.
De acordo com o processo aberto no início do ano passado por Armando Filho, ao qual este colunista teve acesso em primeira mão, ele afirma que é cantor e compositor de musica cristã, tendo alcançado notoriedade com o álbum Final Feliz, no ano de 1990, contendo a canção “Mover do Espírito” — que também seria conhecida por “Quero Que Valorize” e “Você Tem Valor” —esse seria o seu maior sucesso musical.
No processo, ele conta que descobriu que Costa cadastrou sua música “O Mover do Espírito” junto à União Brasileira de Compositores, se intitulando autor da música e nomeou a obra com o nome “Você Tem Valor”.
Ele pontua na ação que não se trata de mera semelhança entre as obras, mas de uma cópia exata, o que, de acordo com ele, configuraria o plágio.
O pedido é de uma indenização de R$ 1 milhão por danos morais, e de uma indenização por lucros cessantes.
O juiz Adelson Freitas de Andrade Junior, havia deferido um pedido do autor, para oficiar a União Brasileira de Compositores (UBC), para informar o código ISRC da música “Você Tem Valor”, cadastrada por Eduardo Costa.
Costa ainda não havia apresentado contestação.
O site tenta contato com a assessoria do artista, e o texto será atualizado se houver um retorno.
Ouça e compare as duas canções.
Armando Filho “O Mover do Espírito”
Eduardo Costa “Quero Que Valorize”