Exclusivo: Ximbinha aciona Joelma na Justiça e cobra indenização por uso do nome “Isso é Calypso”
Ximbinha decidiu acionar Joelma na Justiça para pedir o reconhecimento de seus direitos autorais, após tomar conhecimento que a cantora passou a divulgar por meio de suas redes sociais o nome “Isso é Calypso“.
Para o guitarrista, haveria o uso indevido de sua obra. Ele alega na ação que a cantora estaria supostamente usando em sua carreira solo, os mesmos arranjos e solos que ele compôs no passado.
Um outro ponto que ele menciona estar supostamente, sendo utilizado sem autorização pela sua ex-mulher, seria em relação ao uso da expressão “é essa guitarra galera, que faz o sucesso da nossa música parente, isso é Calypso”.
De acordo com o processo, o músico afirma que essa criação seria da época em que executava o hit “Dançando Calypso“, com a Banda Calypso.
Ximbinha pede uma indenização pelos lucros cessantes que ainda não tem um valor definido e, uma indenização por danos morais no valor de R$ 10 mil.
À Justiça, o famoso apontou ainda que Joelma vem usando a marca “Isso é Calypso” com a mesma grafia da antiga Banda Calypso.
O “jargão ‘Isso é Calypso’ é originário e pertencente a Banda Calypso. Que é usado desde o início da banda, e se fez presente do início ao fim da banda”, afirma na petição.
O artista também pede para declarar a ocorrência de plágio.
Na última terça-feira (3), a juíza Roseane Cristina de Aguiar Almeida determinou a redistribuição dos autos por considerar a 3ª Vara Cível de Santana de Parnaíba incompetente para processar a demanda.
De acordo com a decisão, o caso deverá seguir para uma das Varas Regionais Especializadas.
A cantora ainda não foi citada pela Justiça.
O site tentou contato com a assessoria da artista, e o texto será atualizado se houver um retorno.