Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui são indicados ao Globo de Ouro
Sucesso nos cinemas brasileiros, Ainda Estou Aqui foi contemplado nos indicados do Globo de Ouro 2025 nesta segunda-feira (09/12). O longa-metragem de Walter Salles recebeu uma indicação em Melhor Filme de Língua Não Inglesa e em Melhor Atriz de Filme de Drama, onde a celebrada atuação de Fernanda Torres foi reconhecida.
Com as indicações, a obra segue firme na briga por indicações ao Oscar 2025. Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva sobre a história de sua própria família, Ainda Estou Aqui foi indicado pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (ABCAA) para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional na disputa da principal premiação de cinema do mundo. O filme também foi indicado ao Astra Film Awards, uma das principais premiações do ano nos Estados Unidos, nesta mesma categoria. O prêmio é organizado pela Hollywood Creative Alliance (HCA).
Ainda Estou Aqui concorre ao prêmio contra o filme indiano Tudo Que Imaginamos Como Luz, o francês Emilia Pérez, o dinamarquês The Girl With the Needle, o longa alemão The Seed of the Sacred Fig e a trama italiana Vermiglio. Vale destacar, que esta é a quinta vez que um filme de Salles entra para a lista da associação. Em 1998, Central do Brasil foi eleito o melhor filme estrangeiro. A mesma categoria reconheceu, com uma posição no top 5, Abril Despedaçado, em 2001, e Diários de Motocicleta, em 2004. Já Na Estrada ficou entre os dez melhores filmes independentes, em 2012.
Com a indicação de Torres, as chances da atriz fazer justiça pela mãe no Oscar crescem, já que Montenegro foi a única brasileira indicada ao prêmio internacional e perdeu sua estatueta para Gwyneth Paltrow em 1999. Agora, ela se torna a segunda brasileira a disputar a categoria, disputando com estrelas mundialmente conhecidas, como Pamela Anderson por seu papel em The Last Showgirl, Angelina Jolie por Maria, Nicole Kidman por Babygirl, Tilda Swinton por O Quarto ao Lado e Kate Winslet por seu papel em Lee.
“Muito feliz pelo Golden Globes ter reconhecido ‘Ainda Estou Aqui’ e o talento incrível da Fernanda Torres. É um prêmio para o cinema brasileiro como um todo, e para um trabalho coletivo que só foi possível graças ao livro maravilhoso de Marcelo Rubens Paiva. Essas indicações chegam 25 anos depois das de Central do Brasil. É emocionante que as extraordinárias Fernanda Montenegro e Fernanda Torres tenham ambas sido indicadas”, comemorou Walter.
“É incrível que 25 anos depois de Walter e minha mãe terem participado do Globo de Ouro, agora eu seja indicada a este prêmio junto da indicação para Melhor filme de Língua Não Inglesa, neste ano muito concorrido, com muitos filmes diferentes e muito bons. É muito emocionante e enaltece o poder do Ainda Estou aqui, um drama falado em português. É muito emocionante eu ter sido indicada em uma categoria onde a maioria dos outros filmes são falados em inglês. Ontem também foi surpreendente a Menção Honrosa que eu recebi da Associação de Críticos de Los Angeles, ao lado da Demi Moore, pois é um prêmio para todas as interpretações femininas e masculinas do ano, então é mesmo extraordinário. Estou muito feliz também que o filme segue forte nos cinemas do Brasil”, vibrou Fernanda.
Os vencedores vão ser revelados no dia 5 de janeiro de 2025, a partir das 20h (horário de Brasília), durante uma cerimônia em Beverly Hills, na Califórnia. No Brasil, o evento será transmitido pela Max e pela TNT.
Confira, abaixo, o trailer de Ainda Estou Aqui: