Jornal da Cultura entrevista Oswaldo de Camargo neste sábado (25)

ornal da Cultura entrevista Oswaldo de Camargo
Jornal da Cultura entrevista Oswaldo de Camargo (Foto Reprodução: Redes Sociais)

Neste sábado (25), o Jornal da Cultura entrevista Oswaldo de Camargo. Considerado uma importante influência intelectual do movimento negro é autor de obras que se tornaram referência no estudo da literatura brasileira.

 

Militante desde os 19 anos de idade, o escritor de 84 anos terá três de suas obras mais importantes publicadas pela editora Companhia das Letras no ano que vem. Uma delas é “15 Poemas Negros”, livro de 1961 que teve prefácio escrito pelo sociólogo Florestan Fernandes e está fora de catálogo há décadas.

Leia também: Sony Channel estreia primeira temporada de ‘The Night Shift’, nesta segunda (27)

Camargo é também pai do atual presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo. Nomeado para o cargo pelo presidente Jair Bolsonaro, Sérgio causou polêmica por suas críticas à atuação do movimento negro no Brasil.

“Uma das coisas do Sérgio é que ele expõe alguns pensamentos que muita gente, até muitos negros, deixa ocultos. Isso é até um ato de coragem, mas uma coragem que eu acho que pode ser contraproducente”, afirma Oswaldo de Camargo, na entrevista à jornalista Joyce Ribeiro.

O escritor também analisa o momento atual da militância negra no Brasil, após as recentes mobilizações de protesto contra o racismo em todo o mundo, e fala de sua visão sobre a importância da liberdade de imaginação na produção literária.

O Jornal da Cultura vai ao ar de segunda a sábado, às 21h15.

Jônatas Leifert

Jônatas Leifert é jornalista - (MTB 0006712/BA), fundador e Editor-Chefe do site Hora Top TV. Apaixonado pela comunicação em suas diversas mídias, é pós-graduando em Marketing e Redes Sociais. Já teve passagens pelos sites Manchetes&Cia, Área Vip, OCanal, TVE Bahia, Rádio Conexão Salvador e Desenbahia. Atualmente, é embaixador do Prêmio Jovem Brasileiro. Twitter e Instagram: @JonatasLeifert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *