Lady Gaga em Copacabana: show deve gerar impacto econômico de R$ 600 milhões no Rio

Lady Gaga em Copacabana: show deve gerar impacto econômico de R$ 600 milhões no Rio
Lady Gaga em Copacabana: show deve gerar impacto econômico de R$ 600 milhões no Rio (Foto: Instagram/LadyGaga)

 

O aguardado show de Lady Gaga, marcado para o dia 3 de maio na Praia de Copacabana, promete não apenas um espetáculo inesquecível para os fãs, mas também um forte impacto na economia do Rio de Janeiro. De acordo com um estudo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e da Riotur, a apresentação deve movimentar cerca de R$ 600 milhões na cidade.

Com estimativa de público de 1,6 milhão de pessoas, o evento já integra o Calendário Oficial de Eventos do Rio de Janeiro e deve ocorrer anualmente em maio até, pelo menos, 2028.

— Em todos os aspectos, incluir no calendário do Rio um show internacional por ano, na Praia de Copacabana, foi uma ideia super acertada do prefeito Eduardo Paes. Do ponto de vista econômico, é mais importante ainda, porque movimenta a cidade em um mês antes considerado de baixa temporada — afirmou Osmar Lima, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

Exclusivo: Rivaldo cobra R$ 215 mil de clube após vencer ação na Justiça

Turismo em alta

Do total estimado, 240 mil pessoas devem ser turistas, sendo 80% estrangeiros e 20% nacionais. O público local representa 1,36 milhão de pessoas. Os gastos médios variam de R$ 133,60 (moradores locais) a R$ 590,40 por dia (turistas estrangeiros). O estudo também considerou o tempo de permanência: quatro dias para estrangeiros e três dias para turistas brasileiros.

O evento será realizado logo após o feriado do Dia do Trabalho (1º de maio), o que pode impulsionar ainda mais o fluxo de visitantes.

Exclusivo: Justiça nega recurso de cantor que alegava plágio de hit gravado por Pabllo Vittar

Comparações com Madonna

Em 2024, o show de Madonna também levou 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, com impacto estimado em R$ 469,4 milhões na economia carioca. Na ocasião, a exposição internacional gerou o equivalente a R$ 1,4 bilhão em publicidade espontânea.

Para o show de Lady Gaga, só o anúncio do evento já gerou US$ 48 milhões (R$ 280,5 milhões) em mídia espontânea. A expectativa é que esse número supere R$ 1 bilhão com a realização do show.

— O show da Lady Gaga, além de reforçar a nossa capacidade em sediar grandes eventos, promove o Rio como um destino turístico completo — destacou Bernardo Fellows, presidente da Riotur.

O estudo completo está disponível no Observatório Econômico do Rio: observatorioeconomico.rio

Regina Soares

Regina Soares, (MTB 0004794/CE) de Fortaleza, CE. Graduada em Jornalismo no ano de 2020 e, posteriormente, Reportagem de Notícias em 2021. Em 2023, fiz um curso de Extensão em Escrita de Viagem. Adoro assuntos sobre saúde, cultura geek e pop, feminices e moda. Sou apaixonada pelos anos 90, curto filmes e jogos clássicos como Crash Bandicoot e Zelda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *