Palcos alternativos: Espaços foram tomados por swing e animação no fim de semana

Não é novidade que o Carnaval de Salvador é um dos mais famosos e mais concorridos do Brasil, ao se falar da folia momesca vem logo à cabeça os circuitos Dodô, Osmar e Batatinha, além dos trios elétricos puxados por artistas como Ivete Sangalo, Bell Marques, Armandinho, Claudia Leitte, Alinne Rosa e Durval Lelys, sem contar nos Filhos de Gandhy, Olodum e Ilê Ayê. No entanto, existe um público mais alternativo que curtir a festa de uma forma animada, e ao mesmo tempo mais tranquila, como é o caso dos ‘foliões’ que frequentam o tradicional palco do Rock localizado em Piatã, e os espaços do projeto ‘Cole no Centro’, situados no Centro Histórico da cidade.
No total, 4 palcos foram instalados entre os circuitos Osmar e Batatinha, sendo eles: Axé 40 anos/Carnavais (Praça Castro Alves), Palco Multicultural (Praça Municipal), Axé Pelô (Largo de Tieta) e Terreiro do Samba (Praça da Cruz Caída). Neste fim de semana, os espaços contaram com as apresentações de artistas e bandas como Marina Sena, Rachel Reis, Baco Exu do Blues, Pepeu Gomes, Sambaiana, Larissa Luz, Gerônimo, Viola de Doze, Sarajane e muito mais.
VÍDEO! Papa Francisco recebe alta após 38 dias internado e faz primeira aparição
Samba na Cruz Caída
No domingo (2), acompanhei de perto a movimentação da região, em especial do Palco Terreiro do Samba. Cheguei um pouco antes do primeiro show, que teve início na faixa das 17h, a movimentação no local era mais tranquila e com grande presença de famílias que acompanhavam os pequenos enquanto se divertiam brincando próximo a escadaria e perto do palco.
O local logo foi contagiado por um público animado com o início do primeiro show que foi comandado pelo coletivo feminino Sambaiana, que realizou um show super enérgico e dançante, onde era possível visualizar de idosos a crianças entrando no swing da banda. A banda composta por Marília Sodré, Ju Moraes, Grace Profeta, Lalá Evangelista, Rayra Mayra, Marcinha BB e Lorena Martins, agita o povo por onde passa com muito samba e música baiana, tanto que no final do show a galera ficou pedindo bis ao grupo.
Em seguida o palco foi tomado pelos sons de Jaguarana, Samba Caldeira, Pagodinho do Igor, Samba D Mara e Criando Caso. Ao sair do local rumo ao Elevador Lacerda, pude reparar em um outro grande público ansioso na frente do Palco Multicultural à espera de Pepeu Gomes, O Quadro, ÀTTOXXÁ, Pretos do Bairro e Zé Atunbí. Conforme informações da programação local, a primeira atração do espaço foi Maglore que iniciou o show também na faixa das 17h.
Confira as atrações do projeto ‘Cole no Centro’ para esta segunda-feira (03):
Axé 40 anos/Carnavais (Praça Castro Alves) – A partir das 17h30
- Nêssa
- Nininha Problemática
- Mariene de Castro
Axé Pelô (Largo de Tieta) – A partir das 16h
- Orquestra Paulo Primo
- Gerônimo
- Eletricaz
- Motumba
- Prefixo do Verão
- Wil Carvalho
- Tenisson Del Rei
Terreiro do Samba (Praça Cruz Caída) – A partir das 17h30
- Samba de Quina
- Chocolate da Bahia
- Edil Pacheco
- Swing do Fora
- Samba Comunidade
- Laskine
Veja a programação para terça-feira (04):
Axé 40 anos/Carnavais (Praça Castro Alves) – A partir das 17h30
- Márcia Castro
- Afrocidade
- Alobened
Axé Pelô (Largo de Tieta) – A partir das 16h
- Orquestra Fred Dantas
- Batukerê
- Carla Cristina
- Afrodisiáco
- U Tal do Xote
- SeuWilson
- Carla Wise
Palco Multicultural (Praça Municipal) – A partir das 17h
- Vivendo Ócio
- Hiran
- Makonnen Tafari
- Kamaphew Tawá + Yayamuxima
- Ital Crew
- Jeremias Gomes
Terreiro do Samba (Praça Cruz Caída) – A partir das 17h30
- Gangue do Samba
- Lino Cerqueira
- Grupo Saudações
- Alinne Rosa
- Maira Lins
- Nata do Samba