Projeto ‘Origens’, de Tilt, do UOL, ganha prêmio de diversidade do CNMP
O projeto ‘Origens’, da Tilt, a plataforma do UOL, ganhou o primeiro lugar no prêmio “Respeito e Diversidade”, realizado pelo CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) com o projeto “Origens: Quem não sabe de onde veio não sabe para onde vai”. A premiação aconteceu na última terça-feira (21), em Brasília.
O reconhecimento ocorreu na modalidade “Imprensa”, dentro da categoria “Jornal Impresso, Revista impressa e Webjornalismo”. O prêmio também reconheceu projetos na modalidade “Radiojornalismo e Telejornalismo” e na categoria “Sociedade”.
Novo álbum! Kanye West decide remover vocais de Chris Brown em “New Again”
Murilo Garavello, Diretor de Conteúdo do UOL, afirma: “Estamos muito felizes com o reconhecimento porque Origens é um projeto que nos orgulha muito, tanto pelo esmero com que foi conduzido como pela importância enorme do tema, da discussão e do resgate de um passado que foi apagado”.
O projeto “Origens: Quem não sabe de onde veio não sabe para onde vai” retratou, por meio de um documentário e reportagens especiais, a trajetória de vinte personalidades negras que fizeram o teste de DNA para tomar posse de suas próprias histórias e ancestralidades, como o sambista Péricles, a escritora Eliana Alvez Cruz, a funkeira MC Carol, o comediante Yuri Marçal, o vereador Fernando Holiday, a apresentadora Maju Coutinho, a escritora Conceição Evaristo, a atleta Daiane dos Santos, o ator Babu Santana, entre outros.
Como pano de fundo, a produção ainda retrata como a popularização do exame de DNA tornou a investigação genética uma ferramenta viável para resgatar a ancestralidade negra do brasileiro.
Lady Gaga mostra momentos de “Love For Sale”, tributo em parceria com Tony Bennett
Foram responsáveis pelo projeto Helton Simões Gomes, editor do núcleo de diversidade do UOL, e Fabiana Uchinaka, editora de Tilt, com o respaldo de uma equipe de diferentes núcleos de conteúdo do UOL.
A premiação promove a conscientização sobre valores fundamentais de uma sociedade democrática e livre de preconceitos e é uma das atividades do Projeto Respeito e Diversidade, fruto da cooperação entre o CNMP, o Ministério Público Federal (MPF), por intermédio da Procuradoria-Geral da República (PGR), e a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).
Assista ao documentário “Origens” pelo link.