Roberto Cabrini comemora 10 anos de Conexão Repórter nesta segunda

Roberto Cabrini comemora 10 anos do Conexão Repórter
Roberto Cabrini comemora 10 anos do Conexão Repórter (Reprodução: SBT)

Nesta segunda-feira (20), o Conexão Repórter comemora 10 anos no ar, traz uma edição especial em comemoração a essa data. Uma viagem de emoção e adrenalina pela trajetória que fez deste um dos programas jornalísticos mais premiados da história da TV brasileira. Roberto Cabrini  percorre os momentos mais marcantes desses 10 anos, as coberturas históricas, as ganhadoras de prêmios, as que repercutiram em jornais de todo o mundo e tocaram profundamente o coração dos brasileiros. O lema do programa é: “Onde houver uma grande história, lá estaremos nós”. E assim tem sido. À procura das grandes reportagens, o jornalista e sua equipe rodaram o Brasil e o mundo relatando as histórias de nosso tempo.

Leia também: Vaza suposto nude de Jarlles Gois, do De Férias com o Ex

Em uma década o Conexão Repórter conquistou praticamente todos os prêmios importantes do jornalismo como o Esso e o Comunique-se (com sua atuação no programa, Roberto Cabrini foi o único jornalista  fora da Globo a conquistar por duas vezes a premiação na categoria ‘repórter de mídia falada’). Em sua galeria o programa acumula ainda o tradicional  Troféu Imprensa por  6 vezes, sendo 2 por unanimidade na categoria de melhor jornalístico. Outras importantes conquistas incluem o Prêmio República da associação dos Procuradores da República, o MPT (Ministério Público do Trabalho)  o Troféu Internet , o  Troféu  Botequim Cultural, o Área Vip, entre outros.

Sobre os 10 anos do Conexão Repórter, Roberto Cabrini declara: “É a realização de um grande sonho completar 10 anos com a conquista de tantos prêmios e tantos objetivos,com o programa consagrado e reconhecido por todos.Isso nos motiva a continuar nesse trabalho de fazer jornalismo investigativo a serviço da população. Como editor-chefe compartilho a alegria deste momento com nossa equipe,com todos os setores da emissora que participam ou participaram  das mais variadas formas dessa jornada,com nossa direção que sempre nos deu liberdade editorial e notável apoio e com nosso público,razão da existência do Conexão”.

O DNA do jornalístico sempre foi o de produzir grandes matérias de  jornalismo investigativo, além da agilidade e versatilidade de reagir rapidamente, para estar presente nos principais assuntos do momento. Com edições ao vivo e reportagens históricas feitas em tempo recorde, como: as coberturas dos ataques de Paris em novembro de 2015; as tragédias de Mariana em 2015; Brumadinho em 2019; o acidente da Chapecoense na Colômbia em 2016; o acidente que vitimou Eduardo Campos em 2014; os massacres na escola de Realengo em 2011 e Suzano em 2019; ou o caso de estupro coletivo de uma menor de idade no Rio em 2016. Também marcantes foram os programas de perfis e biografias das mais diferentes personalidades, de um jeito diferenciado, mostrando passado e presente em edições de grande dinamismo.

anuncio site, redes sociais

A trajetória

O Conexão Repórter foi criado a partir da contratação pelo SBT de Roberto Cabrini em agosto de 2009. Coube ao jornalista criar a concepção do programa, incluindo seu nome e a montagem da equipe, hoje composta por cerca de 20 profissionais entre editores, produtores, câmeras e auxiliares. O programa acumula 2300 minutos na liderança e se mantém na vice-liderança com notável constância de performance. A estreia aconteceu em 4 de  Março de 2010 com uma reportagem de grande impacto sobre venda de crianças no Brasil. A edição comemorativa foi adiada em virtude da realização da aclamada série especial “O inimigo invisível”, que cobre de forma arrojada a pandemia do coronavírus.

Em uma década o Conexão Repórter produziu reportagens que repercutiram no Brasil e no mundo, como a investigação sobre abusos sexuais cometidos dentro da igreja Católica brasileira que venceu o Prêmio Esso e foi citada em veículos internacionais como a CNN americana, o El País da Espanha e o Le Monde da França. Outra reportagem Cabrini reproduzida pelos principais veículos do Brasil e do mundo foi a entrevista exclusiva com Najila Trindade, mulher que acusou a estrela do futebol internacional Neymar de estupro em um hotel de Paris.

A Investigação de abusos sexuais de religiosos brasileiros (dois monsenhores e um sacerdote) aconteceu em Arapiraca, interior de Alagoas. Roberto Cabrini e equipe desvendaram uma estrutura de abusos contra crianças e adolescentes, coroinhas na igrejas, que contava com a omissão dos superiores da diocese para sua perpetuação e impunidade . A série de 4 documentários provocou a formação de uma CPI e uma investigação policial. Com base no trabalho do Conexão Repórter, o ministério público denunciou os religiosos, que acabaram expulsos da igreja Católica e condenados pela justiça. A sentença dos padres de Arapiraca foi proferida pelo juiz João Luiz de Azevedo Lessa, titular da 1ª Vara Judiciária da Infância e Juventude, no dia 19 de dezembro. O monsenhor Luiz Marques foi condenado a 21 anos de reclusão. Já o padre Edilson Duarte e o monsenhor Raimundo Gomes foram sentenciados a dezesseis anos e quatro meses.

O trabalho jornalístico de Roberto Cabrini e sua equipe foi considerado fundamental pelo ministério público para a condenação histórica dos sacerdotes católicos, fato inédito no Brasil.  As reportagens também fizeram com que, pela primeira vez, o Vaticano reconhecesse oficialmente casos de abusos de sacerdotes contra coroinhas no Brasil, fato citado inclusive no filme ganhador do Oscar ‘Spotlight: Segredos Revelados’.

Jônatas Leifert

Jônatas Leifert é jornalista - (MTB 0006712/BA), fundador e Editor-Chefe do site Hora Top TV. Apaixonado pela comunicação em suas diversas mídias, é pós-graduando em Marketing e Redes Sociais. Já teve passagens pelos sites Manchetes&Cia, Área Vip, OCanal, TVE Bahia, Rádio Conexão Salvador e Desenbahia. Atualmente, é embaixador do Prêmio Jovem Brasileiro. Twitter e Instagram: @JonatasLeifert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *