Exclusivo: Lucas Lucco é condenado por plágio no refrão do hit ‘Mozão’

Lucas Lucco é condenado por plágio no refrão do hit 'Mozão’
Lucas Lucco é condenado por plágio no refrão do hit ‘Mozão’ (Reprodução/Instagram)

Gabriel Banderas, dono da música ‘Eu Cuido De Você E Você Cuida De Mim’, obteve uma vitória na Justiça. Ele cobrava indenização de um dos maiores artistas do Brasil.

O proprietário da obra musical, moveu, em 2014, uma ação de indenização por dano moral – sob a argumentação de plágio — contra Lucas Lucco, por ele ter supostamente utilizado parte da letra de sua música no refrão de ‘Mozão’ — onde Lucco canta ‘Momôzin, vamos fazer assim, eu cuido de você, você cuida de mim’.

A composição de Gabriel tem a seguinte letra: ‘Vamos fazer assim, eu cuido de você, e você cuida de mim’.

SBT emite carta aberta sobre transmissão da Copa América no Brasil

anuncio site, redes sociais

O clipe do hit ‘Mozão’, já atingiu a marca de 123.505 milhões de visualizações no Youtube, mas Gabriel não conseguiu o direito de coautor no sucesso. Como o plágio foi parcial, a Justiça negou o pedido.

Lucco, foi inocentado da acusação de plágio em primeira instância, entretanto, a sentença foi reformada.

Em setembro de 2015, o cantor foi condenado a pagar R$ 25 mil por danos morais, mais honorários advocatícios (15%). O artista tentou reverter com alguns recursos, mas levou a pior.

A decisão que o condenou [em segunda instância] considerou que houve violação dos direitos autorais, por que Lucco teria feito ‘reprodução parcial indevida’, já que ‘Mozão’, foi divulgada por ele bem depois da composição de Gabriel, que seria de 2008.

‘O fato de o requerido ter feito acréscimos na estrofe do demandante, depois da repetição de seus versos, não afasta o plágio’, afirma magistrado.

De acordo com o Desembargador Francisco Loureiro, da 1ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo — ‘Acrescente-se que o fato de o requerido ter feito acréscimos na estrofe do demandante, depois da repetição de seus versos, não afasta o plágio, pois houve reprodução parcial, além do que justamente o refrão da canção do requerente foi copiado na estrofe que constitui também o refrão da música do réu’.

A dívida atualizada para o cantor saradão está em R$ 104,5 mil — já incluindo os honorários e multa.

Recentemente, no dia 6 de abril, a Justiça de São Paulo mandou bloquear alguns valores das contas do cantor. A decisão partiu da juíza Thania Pereira Teixeira De Carvalho Cardin, da 36ª Vara Cível — do Foro Central – de São Paulo.

Gabriel Banderas, é o nome artístico de Roberto Pereira da Silva.

 

Peterson Renato

Comenta sobre esportes, entretenimento, celebridades e televisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *